terça-feira, 28 de junho de 2011

Santaluz 76 Anos

Festa em comemoração a emancipação política do município nos dias 22, 23 e 24 de julho.

A Prefeitura Municipal de Santaluz realizará mais uma festa em comemoração a emancipação política do município nos dias 22, 23 e 24 de julho.  Bandas: Seu Maxixe, Timbalada, Saiddy Bamba, Rapina (Falcão ex- Guig Gheto), Batukerê, Black Style (Bloco será que é hoje? 23.07), É XEKE (Bloco Será que é hoje?  24.07) e ED CITY (Bloco Bicho Bichão 23.07). Grupo Spassos, Exita Samba, Kiko Luz, Os Bakanas, Ases Musical, Del Led, Brega e Vinho, Garagem da Vizinha e A Fuga. Trios: Comêta, Estrelar e Ciclone. Sonorização: Pop Som

O que você achou das atrações dos Festejos do 76 anos de emancipação de Santaluz 2011
Participe da nossa Enquete
Parabéns!!! Santaluz -Bahia - Brasil

domingo, 26 de junho de 2011

Acidente na BA 120 entre Santaluz e Valente

Motorista perde o controle e carro cai em ribanceira na estrada Santa Luz a Valente



Sabádo (25) por volta de 21hs, na BA 120 entre Santaluz e Valente mais precisamente 10km para Santaluz próximo a Fazenda Lagoa da Pedra ocorreu  um acidente envolvendo um veículo Siena preto de placa policial NYQ - 3412 licença de Santa Luz - Bahia.
O carro era dirigido pelo Sr. Hailton Simões (Tinho da Zenel) que perdeu o controle e acabou saindo da pista, Tinho teve escoriações leves e foi conduzido ao Hospital Municipal de Santa Luz, a Policia Rodviaria Estadual esteve no local onde fez o levantamento do ocorrido e conduziu o veiculo até a delegacia de Valente Ba.
Ate o fechamento dessa matéria não tivemos informação da causa do acidente, nem do estado de saúde do condutor.
BA 120 Santa Luz a Valente Prox. Lagoa da Pedra
Portal MK Com informação da Policia Rodoviária de Coité. Fotos Adimário Reis

Ônibus escolar não é só para estudante

ÔNIBUS ESCOLAR TRANSPORTAM TORCEDORES


Em Santaluz Bahia Ônibus escolar não é só para estudante
Na Cidade de Santaluz Bahia fica claro o abuso e o desrespeito com as normas legais. Como vemos nas fotos dois ônibus escolares transportaram nesse domingo (26) para o Estádio Municipal na sede do município onde estaria acontecendo o jogo da final do campeonato rural entre Calumbir e Sisalândia alguns jogadores e torcedores vindos do distrito de Sisalandia. Esse tipo de serviço é expressamente proibido. Os dois ônibus, de placas policiais: NTO 5411 e JRZ 7247, foram adquiridos em convênio com o Governo Federal através do programa Caminho da Escola, Cabe ao Ministério Público local chamar o executivo do Município, para explicar os motivos que levaram a secretaria de Educação autorizar o uso "indevido dos Ônibus escolar".


É parece que a dedicação da Prefeitura de Santaluz ao Campeonato Rural tem chegado
ao ponto de devoção,para não dizer fora do previsto pelas normas.
Fonte: Portal MK - FOTO: AR

sábado, 25 de junho de 2011

JULINHO TRAQUÊTA 2011

25 ANOS DE QUADRILHA TRADICIONAL


JULINHO TRAQUÊTA MANTÉM A TRADIÇÃO DE QUADRILHA JUNINA

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois se popularizou saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares.
A Quadrilha Tradicional de Santaluz Carinhosamente conhecida como a Quadrilha de Julinho completa 25 anos de alegrias e muitas apresentações em varias cidades.

A Quadrilha Tradicional encanta com seus passos e  movimentação dos pares em subgrupo, rodas, filas, travessias e outras figurações que são ensaiados nos fins de tarde ou à noite. Tharle O marcador da quadrilha, tem a responsabilidade de anunciar os passos, e fazer com que os Rapazes e moças em fila indiana vestidos com roupas típicas do matuto do interior , em pares alternados, braços para baixo, com a música bem propicia pra o momento façam a festa e alegria do publico que assiste.


A esquerda Julinho Traquêta a direita o marcador Tcharle


Carlinhos Moraes e filho fez a festa


Ontem (24) a Rua Castro Alves em Santaluz ficou ornamentada para grande  apresentação da Quadrilha Tradicional ,logo após a apresentação da Quadrilha Carlinhos Moraes e Filho fez a festa.
FONTE: PORTAL MK

terça-feira, 21 de junho de 2011

Centro de Educação Profissional

Território do Sisal terá mais um Centro de Educação Profissional

 
Mais um Centro Estadual de Educação Profissional será criado no Território do Sisal. A proposta foi apresentada durante o Seminário de Implantação do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo II, realizado na segunda-feira (20), no Colégio Estadual Paulo Freire, em Santaluz. A perspectiva é que o novo Ceep funcione no início do ano letivo de 2012. A unidade do Campo I Milton Santos funciona em Arataca, Território do Litoral Sul.

O superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Almerico Lima, afirmou que “a transformação do Colégio Estadual Paulo Freire em Centro faz justiça à equipe do colégio, que desde a sua criação, em 2008, atua na educação profissional voltada para as populações do campo. Além disso, atende à reivindicação dos movimentos sociais de ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio, inclusive na modalidade Proeja médio e fundamental, para atendimento a estas populações”.

O seminário, que reuniu gestores públicos municipais, educadores, trabalhadores, empresários, organizações da sociedade civil e demais atores sociais, que atuam na educação profissional, foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), em parceria com a Direc 12.

Na programação, Almerico Lima falou sobre a concepção da Educação Profissional da Bahia e sobre experiências resultantes da implementação da Política Estadual de Educação Profissional. Também fez uma avaliação quanto aos desafios e perspectivas para ampliação e aprimoramento desta política, em articulação com diferentes instâncias governamentais e não governamentais. A atividade também realizou trabalhos em grupo, que irão abordar diferentes dimensões da Educação Profissional.

Quanto à dimensão socioambiental foi discutida a qualidade de vida do campo (meio ambiente, saúde, segurança, educação, cultura, moradia). Na dimensão econômica e ambiental, abordada a estrutura produtiva do campo (gestão e recursos naturais) e na dimensão socioeconômica, a relação campo e cidade, e agricultura e indústria (produção alimentícia, mineração, produção industrial). Os grupos também discutiram as dimensões controle social e pedagógica, que envolvem currículos, metodologias e a criação e funcionamento do conselho dos centros de educação profissional.
Portal MK Com informação da Secom

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Santa Luz Jiu-Jitsu

Academia Santa Luz Jiu-Jitsu promoveu graduação de faixas


No sábado dia 18, houve a quarta graduação da Academia Santa Luz Jiu Jitsu, que representam a equipe GFTEAM BAHIA, onde o evento foi prestigiado com a presença dos Profesores: Sensei Evandro "Vovô" e Sensei Igor Lins, os Instrutores: Ricardo Caldeira, Deomar Santos e Ivis, além dos vinte e quatro alunos.


Receberam a graduação de faixa azul os atletas: Herik, Cleiton, Poliana e Valéria, recebeu a faixa amarela o Lucas. Sendo que quatorze atletlas receberam graus(graduação recebida a cada seis meses de treinamento com o desenvolvimento de tecnicas)
Os professores não esconderam a satisfação de ver a equipe cada vez mais crescendo e atraindo adeptos, competindo e se destacando em campeonatos baianos e brasileiros.

O Instrutor Deomar Santos demonstrou orgulho de estar a frente da Academia Santaluz Jiu Jitsu a dois anos, e poder contar com a presença dos seus professores num momento importante para ele e os seus discipulos, agradeceu muito ao publico presente que abrilhantou o evento.
"Quando termina a força, começa o Jiu Jitsu"
Publico presente
Portal MK - Fotos Amarildo Reis

Campanha: Simplesmente te Adorar

A Igreja do Evangelho Quadrangular promoveu a campanha: Simplesmente te Adorar



A Igreja do Evangelho Quadrangular promoveu nos dias 17,18 e 19/06 a campanha: Simplesmente te Adorar com o tema: Levantando as mãos e inclinaram-se e adoraram o Senhor.  Neemias 8:6, organizado pelo GMM (Grupo Missionário de Mulheres) brilhante campanha com uma organização de 1° o poder de Deus foi manifestando almas se renderam aos pés do Senhor Jesus.
Na sexta (17) a mensagem foi ministrada pela Missionária Cândida da cidade de Queimadas-BA e os louvores ficaram por conta dos cantores locais.
Sábado (18) A Pastora Janecélia Queimadas-BA foi quem ministrou a palavra de Deus, a cantora Agricia e o cantor Val Nascimento (Santa Luz - BA) ministraram o louvor a Deus.

Domingo (19) Ultimo dia da campanha foi uma bênção, e todos muito alegres com a presença da Cantora e Missionária Anaide Silva que ministrou a mensagem em Mateus 26:6 a 13, e cantou vários hinos onde uma das canções levava o nome da campanha “Simplesmente te Adorar”, e a canção Cálice da Vitoria, que é o titulo do cd.
O GMM apresentou uma coreografia com o hino Simplesmente te Adorar. Titulo da campanha e que é uma das canções do cd da cantora Anaide Silva.
Festa brilhante que contou com a participação da cantora Sandra Cruz (Santa Luz - BA) e vários amigos e irmãos, de outras denominações, também estiveram presentes o irmão Amarildo diretor do portal MK e sua família.
Outras Fotos:

Portal MK (Fotos Amarildo Reis)

domingo, 19 de junho de 2011

Colégio Estadual José Leitão

O Colégio Estadual José Leitão promoveu desfile junino hoje (17). No centro da cidade com o tema: NOSSO SERTÃO, NOSSO ORGULHO

Com o objetivo de preservar a cultura, os professores e alunos do Colégio Estadual José Leitão tem feito a sua parte, vários alunos na referida escola, desfilaram pela as principais ruas da cidade, percorrendo o centro.
Quando funcionários e clientes que estavam nas lojas do comercio, prestigiaram o desfile, para animar os alunos e o desfile houve um carro de som, varias carroças e ate uma bicicleta publicitária animando a todos com o som autentico do forró nordestino.
No desfile, alem de contar com os alunos com roupas da época, ou seja, período junino, os meninos com camisas quadriculadas e chapéus, e meninas com vestidos do mesmo estilo, estavam todos alegres e no clima do São João com o tema: NOSSO SERTÃO, NOSSO ORGULHO.
OUTRAS FOTOS:
Alunos do 3º B matutino

Centro da cidade

Desfile em carroça
3º C matutino

Prof(a). Mariana e Flávio

Colégio Estadual José Leitão - Santa Luz - Bahia

Portal MK (Fotos Mikaella 3º B Matutino)

Ver. Sérgio Suzart

SANTALUZ ESTA ABANDONADA
 
TERRA DE MAQUIAGEM
O Vereador Sergio Suzart (PPS) do município de Santaluz a 270 km da Capital Baiana disse que esta muito preocupado com a situação do município, segundo ele Santaluz esta abandonada.
Existe varias ruas sem calçamentos, e o pouco calçamento feitos pela Gestão atual não existe rede de esgoto, segundo o vereador o Gestor não faz Rede de esgoto, pois a rede não aparece ,fica debaixo do chão o gestor não se preocupa com a saúde e o bem estar do povo de Santaluz.
BA 120

Terça (14) o vereador Sergio Suzart trafegava por volta das 19hs na BA120 próximo a fabrica, saída Santaluz /Queimadas e se deparou com a irresponsabilidade do setor de obras da Prefeitura Municipal de Santaluz, o setor esta recuperando o acostamento até a fabrica, recuperação essa que quando chega à noite: pedras, meio fios e areia ficam em cima da pista sem sinalização alguma podendo causar um grave acidente, porque só fica a metade da pista para o trafego.
 Vereador Sergio Suzart afirma que o município atravessa um momento de descaso onde patrimônio municipal está totalmente abandonados a exemplo do Estádio Mario Felipe Pedreira Onça conhecido como Estádio Velho que ultimamente esta servindo de ponto de drogas, pois o mesmo não tem iluminação vários buracos nos muros, existem buracos tão grande que um carro pode ter acesso ao interior do estádio e a população vem sempre questionando qual o motivo daquele abandono? Será que a prefeitura municipal de Santaluz não tem Pedreiros?
No centro da cidade existe um Parque de Lazer onde foram construído vários imóvel que até já serviu para escritório da atual administração, mas também esta completamente abandonado.

O lixo esta exposto ao lado do centro de abastecimento onde durante a feira livre é comercializado peixes, animais nas ruas, o lugar resevado para o lixo é a céu aberto o gestor não se preocupa com a saúde do povo e nem tão pouco com meio ambiente

Muro do Estádio Velho












Já serviu para ser Gabinete












Lixão










Animal nas ruas da cidade











Centro de abastecimento                                                                                                                                                 
Portal MK (Com informação do Ver. Sérgio - Fotos AR).


Assembléia de Deus VIDA

Assembléia de Deus VIDA Realizou festas em comemoração aos 100 anos da Ass. De Deus no Brasil



As comemorações do centenário da Assembléia de Deus no Brasil, realizada pela Assembléia de Deus VIDA, acontecerem em duas cidades. Conceição do Coité na sexta-feira (10). Com uma programação de 1º. Participações brilhantes como a da Cantora Sara Reis ex. cantora da Banda de forró Gatinha Manhosa Ronaldo Rios e banda, dupla irmão Rios e o Pr. Luiz Maia que ministrou a palavra de Deus. Evento maravilhoso onde as benções do Senhor Jesus foram derramadas, e almas se renderão aos pés do nosso Deus todo poderoso.



No Sábado (11). Foi na cidade de Santa Luz. Em frete a Igreja sede das Assembléia de Deus VIDA.  Mais um dia de benção, louvores e adoração ao nosso Deus que é digno de se adorado. Participação da Cantora Sara Reis ex. Banda de forró Gatinha Manhosa com sua banda. Ela falou que agora é feliz ao lado do seu esposo que também passou pela banda Gatinha Manhosa e que agora juntos com os demais componentes da sua banda louvam ao Senhor. O Pr. Luiz Maia ministrou a palavra de Deus. Em Santa Luz não foi diferente as benções do Senhor Jesus foram derramadas, e almas se renderão aos pés do nosso Deus todo poderoso. O centenário é comemorado em 18 de junho, os Pr. Rondinelly Rios presidente do ministério Ass. De Deus VIDA destacou a importância da achegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren que fundarão a Assembléia de Deus no Brasil. Hoje ela é a maior denominação evangélica do país, com mais de 20 milhões de membros.
Portal MK Parabeniza aos Pastores Rondinelly e Roudillys Rios e a todos os irmãos, membros e congregados das Assembléias de Deus Vida 


100 ANOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL Sinopse da História das Assembléias de Deus no Brasil
As Assembléias de Deus estão completando 100 anos no Brasil. Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos que antes de chegarem ao Brasil visitaram o movimento de despertamento e avivamento espiritual da Rua Azuza em Los Angeles, EUA.  Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa descobriram que se tratava da região norte de nosso país. Obedecendo ao “ide” chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910.

A princípio reuniram-se com as igrejas batistas aqui já instaladas, mas como traziam na bagagem a doutrina pentecostal do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas e a atualidade da concessão de dons espirituais como nos tempos apostólicos, não demorou para que o Senhor Jesus começasse a batizar os membros daquela igreja que, não aceitando a nova doutrina, decidiram desligar da comunhão os crentes que se uniram aos missionários. Entre eles a irmã Celina Albuquerque, que na madrugada de 02 de junho de 1911 recebeu o batismo no Espírito Santo e falou em línguas conforme a promessa descrita no livro do profeta Joel 2 e seu cumprimento em Atos dos Apóstolos 2. Ela foi a primeira crente da igreja Batista de Belém a ser batizada. Logo outros foram batizados também. Um total de 13 membros deixou a igreja Batista em Belém do Pará para juntar-se aos missionários e fundarem em 18 de junho de 1911 a igreja Missão da Fé Apostólica.

Muitos estavam curiosos para conhecerem a nova doutrina. Houve rejeição por parte de alguns, mas muitos abraçaram a doutrina porque viam nas páginas da Bíblia a confirmação do que era pregado e ensinado pelos missionários estrangeiros. A essa altura as reuniões de oração que no início aconteciam na residência dos missionários, passaram à residência da irmã Celina de Albuquerque.

Reunidos na casa da irmã Celina, por sugestão de Gunnar Vingren, em 18 de janeiro de 1918, registrou-se a igreja Assembléia de Deus, nome que traz até hoje. Tendo origem no movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembléias de Deus do Brasil, cresceram nos moldes da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo levaram o Evangelho a todo o mundo.

Não muito tempo depois as Assembléias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1922 chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República.

Desde 1930, quando se realizou a primeira Convenção Geral dos pastores na cidade de Natal, RN, as Assembléias de Deus no Brasil passaram a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem, contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, principalmente depois dos anos 90 com a criação e ação da chamada Década da Colheita, iniciativa das Assembléias de Deus, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, as autoridades religiosas e seculares despertaram para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante. Tal possibilidade se tornou ainda mais real com a divulgação entre o final de 2006 e início de 2007 por um instituto de pesquisa de que, com vinte milhões de fiéis, o Brasil é o maior país pentecostal do mundo.

Atualmente os mesmos institutos de pesquisa apontam para uma mudança no perfil evangélico brasileiro em todos os setores da sociedade por conta da ação do Evangelho. As Assembléias de Deus estão hoje em todas as camadas da sociedade, inclusive com representantes na esfera política do Congresso Nacional. Como agente de mudança não somente espiritual, vê-se a igreja agindo em grande escala em trabalhos sociais de grande envergadura e empenhada a mudar a face do nosso país a partir do Evangelho de Jesus Cristo, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras.

As Assembléias de Deus chegam ao seu centenário como uma igreja forte, crescente e saudável, mantendo a pureza da doutrina pentecostal e, desafiando os especialistas em crescimento de igreja, continua expandindo-se desta feita para além das fronteiras, realizando um extraordinário trabalho missionário, tendo obreiros em quase todos os países do globo.

A Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), presidida pelo Pr. José Wellington Bezerra da Costa, vem realizando no centenário das Assembléias de Deus solenidades cúlticas em todas as regiões do Brasil, preparando e conscientizando seus membros acerca importância da chegada dos missionários e da preservação da doutrina pentecostal em solo brasileiro.
Portal MK (Texto e fotos AR).